RODRIGO OTÁVIO FREITAS BARBOSA DE OLIVEIRA

Brasileiro, casado. Data de nascimento: 15/09/1966
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(31) 3498-6723
Rua Juiz de Fora 273 - 404
30.180-060 - Barro Preto - BH/MG

QUALIFICAÇÕES

  • Profissional com sólida atuação na área de Informática, abrangendo Gestão de Procedimentos e Desenvolvimento de Projetos, Infraestrutura e Segurança da Informação, com carreira ascendente.
  • Implantação de sistemas de informática, bem como elaboração e disseminação de políticas e revisão de processos para melhores práticas de mercado, adequando-os às necessidades empresarias, permitindo a redução de custos e a maximização de resultados.
  • Execução de projetos, utilizando as metodologias PMI e ITIL.
  • Atuação ativa na definição de Planos Diretores de Informática e Planos de Investimentos em equipamentos e seleção de software.
  • Significativa experiência na definição da arquitetura de sistemas, banco de dados, redes locais e de longa distância e plataformas de aplicativos.
  • Conhecimentos de desenvolvimento orientado a objetos, linguagens de programação visual, bancos de dados, sistemas operacionais e redes.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO

  •  Gerenciamento de projetos Full/Fast Track - BMS/BH.
  •  Técnicas de Negociação Avançada - Fundação Dom Cabral.
  •  Websphere Commerce Express - IBM/SP.
  •  Sistemas de Informação (cadeira de pós-graduação em Ciência da Informação) - UFMG/BH.
  •  Mathematical Aspects of Computer Vision and Image Processing - IMPA/RJ.

CONHECIMENTOS DE SISTEMAS INTEGRADOS / FERRAMENTAS

  •  Bancos de Dados: Oracle, MS SQL, MYSQL.
  •  Ferramentas: Eclipse, Delphi, MS Visual Studio.
  •  Linguagens: Oracle PL/SQL, Java (JSP e JSF), PHP, ASP e Pascal.
  •  Melhores Práticas ITIL, ambiente Windows Server e Linux, domínio de sistemas operacionais Windows, redes
  • TCP/IP, com forte foco nas ações voltadas a segurança do ambiente, Soluções de Segurança da Informação.

IDIOMA

  •  Inglês avançado.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

  • Argentina - Implantação do Portal de Compras Superbuy na Acindar.

PRINCIPAIS PROJETOS DESENVOLVIDOS

  • Compra automática de produtos por catálogo:Elaboração de processo para ERP das empresas compradoras integrado ao Portal de Compras Superbuy, resultando em redução do tempo total da compra e permitindo o
  • diligenciamento do item.
  • Filiais Virtuais: criadas originalmente para plantas que não tivessem espaço físico para lojas In Company, com a vantagem de ser faturada apenas no momento da utilização do material, sem os custos de uma loja
  • convencional e permitindo o controle do estoque do fornecedor por ambos os clientes da filial virtual.
  • Controle de Distribuição de Material Publicitário para o departamento de Marketing da Arcelormittal SP: sistema com os mesmos conceitos de e-commerce, gerenciado pelo departamento de marketing. Clientes
  • podiam requisitar diretamente no site que controla todo o processo (recebimento, estoque, envia e entrega.).

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  •  Graduação em Ciência da Computação – UFMG - 1993

HISTÓRICO PROFISSIONAL

04/2011 a 11/2012 0 - CULTURA INGLESA MG LTDA
Coordenador de Informática

  • Implantação e estruturação do departamento de TI.
  • Negociação de contratos de serviços de terceiros, incluindo telefonia.
  • Supervisão dos serviços de tecnologia terceirizados.
  • Reestruturação da rede interna. Migração dos servidores de provedor externo para um CPD na empresa.
  • Implantação de contingência de internet nas unidades (filiais e administração).

Resultados a destacar:

  • Redução da influência dos fornecedores de TI através da criação do departamento.
  • Atualização do parque de máquinas, com garantia on site, resultando na redução significativa das falhas e do tempo de resolução dos problemas de hardware, e com consequente aumento da satisfação dos clientes
  • internos (professores) e externos (alunos).
  • Aumento da performance dos sistemas administrativo, financeiro e de RH e na segurança de acesso, com a mudança dos servidores.
  • Implantação de métodos como Scrum e Kanban, para gerenciamento das atividades de TI, resultando na melhoria do desenvolvimento e atendimento.
  • Expansão do backup com política de retenção diária, semanal e mensal para incluir o servidor de arquivos (File Server).

05/2008 a 04/2011 - SIC SERVIÇOS DE COMPRAS LTDA
Coordenador de TI

  •  Gestão de toda a área de TI.
  •  Negociação de produtos e serviços da área (incluindo telefonia móvel e fixa).
  •  Contratação de serviços de internet dedicada, banda larga, telefonia, atendimento local.
  •  Terceirização dos serviços de gestão de redes e servidores.
  •  Contratação de hosting e colocation para os servidores do Portal.
  •  Supervisão dos serviços terceirizados.
  •  Pesquisa e identificação de novas tecnologias para os clientes internos e externos.
  •  Proposição e implantação de novos serviços do Portal de Compras.

Resultados a destacar:

  •  Aumento da performance da rede interna, de 10 Mbps para 100 Mbps, reestruturando-a.
  •  Criação de CPD local para os servidores internos de rede e os servidores de desenvolvimento.
  •  Redução dos custos de manutenção e do tempo de retorno em caso de falhas, com a terceirização dos servidores e alguns equipamentos da rede interna (Firewall, Gateway, Servidor de Proxy, Servidor de Arquivos, Servidor de e-mails).
  •  Renegociação com as operadoras obtendo redução dos custos de telefonia fixa e móvel.
  •  Aumento da performance de internet com a contratação de novos links dedicados e banda larga para contingência.

08/2007 a 04/2008 - SIC SERVIÇOS DE COMPRAS LTDA
Coordenador da Central de Catálogos

  •  Administração do Portal de Compras Superbuy.
  •  Treinamento dos clientes externos e internos nas funcionalidades do Portal.
  •  Customização da estrutura dos catálogos de produtos e preços dos fornecedores.
  •  Integração dos sistemas de gestão de materiais e produtos dos clientes (ERPs) com o Portal.
  •  Criação de novas funcionalidades com o objetivo de incrementar as transações (compra e venda) no Portal
  • através de listas de produtos e preços publicados.
  •  Responsável pela coordenação e supervisão do desenvolvimento específico para a área.
  •  Elaboração de novos negócios/serviços para os clientes da Central de Catálogos.

Resultados a destacar:

  •  Aumento da receita com a elaboração e implantação de site de gestão da distribuição de material publicitário para o Departamento de Marketing da Arcelormittal SP.
  •  Redução do tempo despendido pela equipe de gestão de catálogos de produtos de clientes com a alteração dos procedimentos de carga e conferência.
  •  Elaboração de novos relatórios de acompanhamento para a gestão dos catálogos reduzindo os erros de publicação e o tempo para correção.

11/2000 a 07/2007 - ARCELORMITAL SISTEMAS S.A.
Analista Funcional

  •  Coordenação da Central de Catálogos do Portal Superbuy.
  •  Administração do Portal de Compras Superbuy (superusuário).
  •  Treinamento dos clientes externos e internos nas funcionalidades do Portal.
  •  Customização da estrutura dos catálogos de produtos e preços dos fornecedores.
  •  Integração dos sistemas de gestão de materiais e produtos dos clientes (ERPs) com o Portal.
  •  Criação de novas funcionalidades com o objetivo de incrementar as transações (compra e venda) no Portal através de listas de produtos e preços publicados.
  •  Responsável pelo desenvolvimento específico para a área.

Resultados a destacar:

  •  Redução dos custos de implantação do Oracle® Exchange Marketplace com a dispensa antecipada da equipe de consultoria da Oracle.
  •  Antecipação de aproximadamente 6 meses de receita do Portal com a redução do tempo de implantação, de 9 meses para 3 meses.
  •  Redução da rampa de entrada de novos clientes compradores através de sistemas desenvolvidos para automatizar o cadastro de seus fornecedores e seus produtos.
  •  Aumento da receita com a criação de sites para novos serviços como o Superdocs ou apoio a novos serviços – Superfor.
  •  Elaboração, desenvolvimento e implantação de novas funcionalidades tais como, Compra Automática (para produtos previamente negociados) e Filial Virtual (substituto das Lojas In Company e do sistema de consignação).

03/1995 a 10/2000 - EX NIHIL MULTIMÍDIA LTDA
Gerente de Projetos

  •  Participação na negociação dos produtos e serviços com os clientes.
  •  Análise e especificação de software.
  •  Coordenação da equipe de desenvolvimento de software multimídia.
  •  Elaboração dos sistemas de controle de fluxo de produção.
  •  Avaliação e pesquisa de novas tecnologias de desenvolvimento.
  •  Responsável pelo suporte e manutenção da rede e sistemas operacionais.
  •  Responsável pela integração das áreas de produção multimídia (áudio, vídeo, ilustração, animação) com a
  • área de desenvolvimento de software.

Produtos desenvolvidos:

  •  Lista telefônica de Belo Horizonte e Contagem 2000 em CD-ROM - Banco de dados não comercial criptografado para acesso em CD-ROM.
  •  Lista telefônica de Juiz de Fora 2000 em CD-ROM (interface gráfica e multimídia).
  •  CD-ROM institucional da Paranasa.
  •  CD-ROM ECUM - Apresentação multimídia Encontro Mundial das Artes Cênicas.
  •  CD-ROM Usimetal - Apresentação multimídia de software para pré-dimensionamento de estrutura metálica para a USIMINAS.
  •  Encantando Volume 2 - livro eletrônico de resgate da cultura popular, com animações de músicas infantis tradicionais.
  •  Ciência Divertida - Luz - CD-ROM educacional voltado para o público infantil. Desenvolvido para a Editora Melhoramentos.
  •  Lista telefônica de Belo Horizonte e Contagem 1998 em CD-ROM (interface gráfica e multimídia).
  • Encantando Volume 1 - livro eletrônico de resgate da cultura popular, com animações de músicas infantis
  • tradicionais e mais karaokê, jogos, e textos de pesquisa histórica.
  •  Ciência Divertida - Eletricidade e Ímãs - CD-ROM educacional voltado para o público infantil. Desenvolvido para a Editora Melhoramentos.